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A audição é o processo inicial para a aquisição de uma língua

Mames, um artigo interessante da fonoaudiloga Solange Dorfman Knijnik (CRFA 4348/SP)

 

Entenda por que algumas crianas demoram a comear a falar
Identificar e classificar os sons recebidos faz parte do processo

Sabemos que o desenvolvimento global de uma criana depende tanto de fatores biolgicos como ambientais, que vo determinar seu aprendizado e, consequentemente, quando a criana vai ensaiar as primeiras palavras. Os fatores biolgicos englobam as condies fsicas, o estado de sade e as funes intelectuais, que podem ser separados dessa forma:

  • Condies fsicas: formao corprea do indivduo
  • Sade: perfeito funcionamento do organismo
  • Funes intelectuais: representada pela capacidade de perceber, memorizar, discriminar e captar significado.

J os fatores ambientais englobam as condies emocionais, modelos verbais e experincias. Pode ser classificado assim:

  • Condies emocionais: situaes distensas e segurana afetiva
  • Modelos verbais: linguagem usada no meio ambiente
  • Experincias: situaes vivenciais proporcionadas pelo ambiente.

A audio o processo inicial para a aquisio de uma lngua

A audio o processo inicial para a aquisio de uma lngua - por meio dela que a criana tem o primeiro contato com os sons que os seus pais produzem, aprendendo que eles existem, tendo um feedback das suas prprias produes e selecionando-os. Ento, se acontece alguma falha no processo de ouvir, esse fato pode levar o indivduo a falar, ler ou escrever inadequadamente. A audio , ento, uma funo sensorial que nos permite receber e reagir diante de sons ou, ainda, o sentido por meio do qual se percebem os sons.

Para que o indivduo receba e analise os sons, ele possui em seu organismo um conjunto de estruturas denominado sistema auditivo. Dele fazem parte o rgo sensorial, as vias auditivas do sistema nervoso e as estruturas cerebrais, que participam na recepo, anlise e interpretao das informaes recebidas via audio. Todas essas anlises e interpretaes fazem parte do processamento auditivo, que se refere srie de processos que se sucedem no tempo e que permitem que um indivduo realize anlises acsticas e metacognitivas dos sons (PEREIRA e CAVADAS, 1998).

Enquanto o sistema auditivo perifrico recebe e analisa os estmulos auditivos do meio ambiente, o sistema auditivo central e o crebro analisam as representaes internas desses estmulos acsticos e uma resposta programada pelo indivduo. Sendo assim, os processos auditivos centrais so os mecanismos e processos do sistema auditivo responsveis pela localizao e lateralizao do som, discriminao auditiva, reconhecimento de padres auditivos, aspectos temporais da audio (resoluo, mascaramento, integrao e ordenao temporal), performance auditiva com sinais acsticos competitivos e performance auditiva com sinais acsticos degradados (PEREIRA e CAVADAS,1998).

Desta forma, "o processamento auditivo um conjunto de habilidades especficas das quais o indivduo depende para interpretar o que ouve. Tais habilidades so mediadas pelos centros auditivos localizados no tronco enceflico e no crebro" (ALVAREZ et al., 2000), e podem ser dividas em:

  • Ateno: a capacidade de selecionar estmulos, isto , focar-se em um determinado estmulo sonoro em meio a outros sons competitivos auditivos e visuais, sendo imprescindvel para a seleo de determinados estmulos em detrimento de outros
  • Deteco: a identificao da presena do som, demonstrando a capacidade de acuidade auditiva
  • Sensao sonora: o recebimento do estmulo sonoro via audio, sendo a partir desta que se percebe se um som alto ou baixo, grosso ou fino, forte ou fraco, longo ou curto (intensidade, frequncia, durao)
  • Discriminao: est relacionada capacidade de distinguir as caractersticas que diferenciam os sons da fala
  • Localizao sonora: a capacidade de identificar o local de origem do som
  • Memria auditiva: se refere habilidade de associar o estmulo sonoro a outras informaes j armazenadas de acordo com as regras da lngua, refletindo na capacidade de receber, analisar e dar significado aos fragmentos de informao auditiva
  • Figura/fundo: habilidade de identificar corretamente um evento sonoro previamente conhecido, sendo um processo totalmente aprendido
  • Anlise/sntese: permite a integrao de informaes auditivas com informaes de outras entradas sensoriais e a utilizao da informao de maneira rpida e eficiente.

Todos esses fatores devem ser analisados para entender porque uma criana est demorando para comear a falar, ou tem problemas com a fala. Observar esses pontos pode ajudar os pais a diagnosticar possveis problemas precocemente, buscando tratamento adequado.

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