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Cuidado mamães, leite demais favorece a anemia

Cuidado mamães, leite demais favorece a anemia

Segundo estudo, tomar a bebida em excesso favorece a anemia


Leite uma importante fonte de vitamina D e clcio na dieta infantil, mas tomar a bebida em excesso pode ser prejudicial. Segundo um estudo publicado no peridico Pediatrics, beber muito leite pode reduzir a quantidade de ferro armazenada em nosso organismo, aumentando o risco de anemia. A descoberta foi liderada por um especialista do St. Michael?s Hospital, no Canad.

Os pesquisadores analisaram a ingesto diria de leite e os nveis de vitamina D e ferro no organismo de cerca de 1.300 crianas em idade pr-escolar. Enquanto a vitamina D est diretamente relacionada sade ssea, o ferro tem um papel de destaque no desenvolvimento cerebral e sua carncia est associada a problemas de circulao.

A partir dos dados obtidos, concluiu-se que beber trs copos ou mais de leite por dia estava associado a nveis ligeiramente mais baixos de ferritina no sangue. Os nveis dessa protena indicam a quantidade de ferro no organismo. Ainda assim, a taxa do nutriente estava dentro do intervalo considerado normal. Mesmo assim, recomendado no passar do limite estabelecido para no colocar a sade em risco.

Embora esteja claro que quanto mais leite as crianas bebiam menores eram os nveis de ferro no sangue, ainda no se sabe exatamente qual interao gerava a perda do nutriente. Vale reforar, porm, que o leite desempenha um papel importantssimo na dieta e que, por isso, no recomendado exclu-lo do cardpio. Confira alguns de seus benefcios:

Fonte de clcio
O leite o alimento natural com maior concentrao de clcio. O nutriente est diretamente ligado manuteno da integridade dos ossos e seu consumo reduz o risco de desenvolver doenas, como a osteoporose.

Fonte de minerais
Alm do clcio, fsforo e mangans esto presentes no leite. Enquanto o primeiro ajuda na formao dos ossos, o segundo importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do crebro.

Intolerncia lactose
Para quem no consegue digerir a protena do leite, a soluo investir no leite de soja. Ele no tem lactose, tem menos acar e, se enriquecido com clcio, ainda oferece um valor nutricional relevante para a dieta.  



Fonte: Minha Vida

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