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Métodos de ensino

Métodos de ensino

Devido a minha experincia com o Pedro, acho importante que os pais conheam um pouco sobre os mtodos de ensino. Conversei com a Pedagoga Larissa Fonseca, que fez um comparativo dos mtodos.

 

1. Qual a importncia dos diferentes mtodos de ensino?

Os diferentes mtodos de ensino, sejam seguidos individualmente ou a combinao de alguns pela instituio, so importantes pois atendem as diferentes caractersticas, necessidades e expectativas dos alunos e famlias e assim, o aluno consegue aproveitar melhor e de modo mais construtivo o que o ensino e a educao escolar lhe oferecem.

2. Por que os pais e responsveis, ao buscar uma escola devem estar atentos a isso? Este  o primeiro dos fatores que devem ser levados em considerao no momento da escolha?

O mtodo de ensino da Escola a maneira pela qual a Instituio organiza as propostas educativas para atingir os objetivos de ensino/aprendizagem. Essas estratgias norteiam as aes e procedimentos adotados pela Escola tudo o que a ela est vinculado. Assim,  importante que os pais estejam atentos para que escolham uma Escola cujo mtodo de ensino esteja de acordo com seus objetivos, e expectativas para a educao acadmica dos filhos. Alm disso, o mtodo de ensino tambm deve estar d acordo cm a caracterstica e necessidades dos filhos.

Dificilmente um aluno que se dispersa facilmente, que em casa no tem tanta disciplina ou cobrana vai se adaptar a uma Escola que segue um mtodo de Ensino mais Tradicional, assim como um aluno que tem pouco convvio social, tem indicao de ir para uma escola com mais alunos por sala para ampliar esses contatos sociais. Esse  sim um dos principais fatores a ser considerado no momento da escolha da Escola dos filhos.

3. Quais outros aspectos devem nortear a busca por uma escola?

Primeiramente importante averiguar as questes prticas como localizao, gastos gerais que vo alm da anuidade (mensalidades, materiais, passeios, etc); caracterstica/personalidade/necessidade do filho; valores e dinmica familiares (os pais devem ter em mente qual educao querem para o filho. Existem escolas com foco mais humanizado, outras mais exatas, aquelas que focam na competitividade, algumas com foco de ampliao cultural, enfim. Assim, os pais devem buscar a Instituio que se encaixa nas expectativas para os filhos e evitar buscar a escola s porque esta bem conceituada em rankings ou porque o amigo colocou o filho e gostou). Levar em considerao a opinio dos filhos tambm importante.

Para Escolher a Escola mais adequada para colocar os filhos os pais devem considerar:

  • Quais so os valores e educao que pretendem para os filhos e averiguar se a Escola segue e refora essas expectativas;
  • Os valores da escola e a linha que a instituio segue na educao dos alunos devem estar de acordo com os da famlia.
  •  fundamental verificar a formao dos profissionais da escola, observar a adequao dos recursos pedaggicos (livros, materiais didticos etc.)
  • Estrutura e os espaos da escola (disposio e adequao dos mveis e materiais, limpeza, segurana, laboratrios);
  • Conhecer a proposta pedaggica, filosofia e mtodos de ensino da Escola e averiguar se na prtica isso aplicado; 
  • Verificar se a escola promove reunies pedaggicas, cursos e propostas de formao continuada para seus profissionais.
  • Visitar a Escola em um dia de aula para averiguar se na prtica, aquilo que foi apresentado pela Escola funciona (pea para observar uma turma em ao e ver atividades e projetos realizados pelos alunos).
  • Verificar se na escola h atividades de valorizao da cultura nacional e responsabilidade social.
  • Averiguar e conhecer como e quando a escola faz a avaliao dos alunos, alm de qual e como a participao dos pais na escola.

 

Alm disso, ao fim da matria, gostaria de oferecer um comparativo sobre os diferentes mtodos: Waldorf, Montessoriano, Tradicional e Construtivista (O construtivismo  mais uma linha Pedaggica e no denominado mtodo de Ensino, mas algumas instituies utilizam essa nomenclatura. Normalmente explicamos o construtivismo como Pedagogia Construtivista)

 

Disposio das carteiras nas salas de aula

Waldorf 

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

No h. Normalmente a sala de aula se compe de pequenos ambientes. As mesas so grandes para que os alunos ampliem a vivncia social durante as refeies ou atividades.Uma das caractersticas mais marcantes das salas de aula montessorianas  a disposio circular da sala de aula com prateleiras com materiais acessveis aos alunos.As carteiras normalmente esto dispostas em filas e colunas focadas para a lousa que fica frente da sala.

Normalmente as carteiras so agrupadas para cada 2 ou 4 alunos, com prateleiras e materiais acessveis aos alunos.

 

 


Atividades desenvolvidas

 

Waldorf 

 

Montessoriano

 

Tradicional

 

Construtivista

A Escola deve oferecer o Currculo exigido pelo ministrio da Educao como:

portugus, matemtica, cincias fsicas e biolgicas, histria e geografia. Alm disso, a Instituio Waldorf se prope a oferecer aos alunos o matrias como astronomia, teatro, zoologia, botnica, euritmia, msica, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posio, filosofia, artes plsticas e cnicas, assim como lnguas estrangeiras.

Os alunos so expostos a trabalhos, jogos e atividades ldicas, que os aproximem da cincia, da arte e da msica. A partir da manipulao de objetos, jogos, livros, materiais diversos e vivncias prticas de situaes cotidianas, vo assimilando os contedos e aprendendo.

O ensino tradicional prioriza o aprendizado de contedos centrado na figura do professor como personagem transmissor desse conhecimento. As aulas normalmente so expositivas e os alunos tm acesso a laboratrios e outras experincias que apresentam os contedos a serem assimilados.

 
As escolas que seguem essa linha oferecem vivncias prticas para instigar a

curiosidade do aluno, para que o mesmo encontre as respostas a partir de seus prprios conhecimentos j adquiridos em experincias anteriores. Assim, as atividades desenvolvidas 
promovem a interao do aluno com a realidade, objetos, colegas e adultos, alm da manipulao dos materiais, mediante a experimentao, a pesquisa individual e em grupo, o estimulo a dvida e o desenvolvimento do raciocnio.

 

 

 

Como so feitas as avaliaes

Waldorf

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

A avaliao dos alunos baseada nas observaes e prticas das atividades dirias, apresentadas aos pais com boletins manuscritos e descritivos periodicamente. A Pedagogia Waldorf considera que os setnios (perodos compreendidos de 0 a 7, 7 a 14 e 14 a 21 anos) revelam fases da vida com caractersticas prprias, e que em cada uma delas a criana
aprende de maneiras diferentes e ao seu tempo. Assim, os alunos so divididos em faixas etrias e no em sries e a criana estuda na mesma turma por todo esse perodo com o mesmo professor.

A avaliao dos alunos realizada para todas as tarefas propostas, a partir da observao e anotaes no existindo provas formais. A diviso das turmas feita por agrupamentos de 2 anos (alunos de 5 e 6 anos estudam na mesma sala e seguem um programa nico com o mesmo professor, assim como os da turma seguinte de 7 e 8, em seguida, 9 e 10 anos. O ltimo estgio agrega alunos de 11,12,13 e 14 anos e, nesta etapa, o professor de sala tem a companhia de professores especialistas para as diferentes disciplinas.

O sistema de avaliao dos alunos normalmente feito com provas formais de cada matria e outras que envolvem todas as matrias e trabalhos individuais e em grupos que medem a quantidade de informao absorvida pelo aluno.

A avaliao do aluno feita pelo permanente acompanhamento do professor e entendida como um processo contnuo do seu desempenho rotineiro em classe. Podem existir provas peridicas, mas essas avaliaes tm carter diagnstico (diferente do ensino convencional) e no necessariamente o nico indicador do rendimento do aluno.

 


Possibilidade de repetncia

Waldorf

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

No hSim ao final do ciclo de 2 anos (dificilmente ocorre)Sim (anualmente)Sim (anualmente)

 


Caractersticas comportamentais encontradas nos jovens que tornaro o mtodo mais adequado

Waldorf

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

uma linha antroposfica e se adequa mais a jovens com mais facilidade em 
aprendizados alternativos que envolvam vida prtica nos aspectos, fsico, social, individual e espiritual

 Jovens com facilidade em aprender pela experiencia, com pensamento prtico e disposio para descobertas.

Jovens que aprendem com mais facilidade a partir do acesso a informaes prontas e contedos passados por materiais apostilados.

Jovens ativos com facilidade em aprender a partir do estabelecimento de relaes entre contedos significativos ao qual tiveram acesso e as situaes da vida prtica.

 

Idade mais adequada para dar incio

No diria que existe uma idade adequada para colocar a criana em Escolas de acordo com o mtodo de Ensino. Essa escolha dos pais, de acordo com a Educao e experincias desejam para os filhos. At porque, as vezes pode ser bastante difcil para a criana mudar de uma Instituio para outra cujo mtodo de Ensino seja muito diferente. Vai demandar uma complexa adaptao e at adequao de srie, turma, contedo, enfim. Mas vou tentar fazer uma comparao generalista visando as experincias, fases do desenvolvimento e possveis etapas de vida da criana e adolescente

Waldorf

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

a partir de 2 anos at por volta dos 14 para fechar o ciclo

a partir de 2 anos e dependendo do foco dos pais, at o final do ensino mdio

a partir de 7 anos at o final do ensino mdioa partir de 2 anos at o final do ensino mdio

 

Prepara para o vestibular

Waldorf

Montessoriano

Tradicional

Construtivista

Prepara para vestibulares cujos testes focam na capacidade de criao e produo dos alunos. Por no oferecer o ensino pragmtico possvel que o aluno tenha alguma dificuldade em vestibulares mais focados em contedos.

Prepara para vestibulares cujos testes demandam mais raciocnio, expresso de idias e relaes entre teoria e prtica.

Prepara para vestibulares cujos testes so mais focados em contedos e a 
aprendizagem dos mesmos.

Prepara para vestibulares cujos testes visam avaliar a capacidade do aluno de estabelecer relaes entre os contedos aprendidos e suas utilizaes nas situaes prticas.

 

LARISSA FONSECA

Pedagoga e Psicopedaggoga

(11) 99766-3996  /  (11) 3453-4042

larissa@larissafonseca.com.br

www.facebook.com/sosmaes

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