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Trocar letras e gaguejar é comum até certa idade na infância

Ateno mames!! Seu tagarela troca letras? Gagueja? Fiquem atentas, saibam at quando isso normal.
Leiam esse artigo super interessante da fonoaudiloga Solange Dorfman


Aprendizado da fala deve ser estimulado e nem sempre motivo para preocupao

A fala a concretizao de um processo que comeou desde os cinco meses de vida intrauterina, quando a cclea, principal responsvel pela audio, se forma. A criana recebe estmulos desde ento, por meio dos batimentos cardacos da me, da voz dela e de pessoas prximas. O processo de maturao auditiva, essencial para o aprendizado da comunicao oral, se desenvolve intensamente at os sete anos de idade. Quando observamos uma criana que ouve normalmente e demora mais de dois anos para falar as primeiras palavras, temos que analisar se ela no se comunica, se ela usa gestos comunicativos, se interage, se tem condies anatmicas ntegras do sistema sensrio motor oral, entre outras. Uma demora a falar pode ter como causa pouca estimulao, como no caso de crianas que ficam com mes ou babs que falam pouco e no vo a escola nem tem irmos, etc. Pode ser porque a famlia bilngue e ela tenha que processar duas lnguas, ou ento ela pode ser portadora de deficincia intelectual, motora. Cada caso um caso.


Trocar as letras normal?


Ao iniciar a fala, algumas crianas podem confundir fonemas parecidos, como o "p" e o "b". A discriminao desses sons um refinamento do processo auditivo que pode vir a maturar at o sexto ano de vida, mas desejvel que at os cinco anos j esteja estabilizado devido ao processo de aletramento. A maior parte das crianas j fala corretamente nessa idade. Algumas demoram mais nesse processo e podem vir a ter complicaes escolares. Uma minoria ainda carrega essa dificuldade at a vida adulta, devendo receber o acompanhamento adequado.


E se a criana gaguejar?


Durante o processo de desenvolvimento de linguagem normal um perodo de disfluncia fisiolgica, que ocorre geralmente entre trs e quatro anos. Nesse perodo a criana est processando diversas informaes, como os sons que precisam ser emitidos, os significados, o sentido. Essa fala disfluente, entretanto, caracteriza-se pelas repeties e hesitaes, normalmente sem esforos ou bloqueios presentes na gagueira. Os pais podem contribuir aceitando e valorizando os esforos dos pequenos, promovendo momentos comunicativos significativos e jogos verbais. Contar estrias, narrar acontecimentos dirios, jogos simples como procurar objetos que comeam com uma letra especfica naquele ambiente, jogos de significados como: "O que compramos na feira?", "que objetos usamos na pracinha?", ou "o que rima com..." so indicados.

Uso dos gestos para se comunicar


Algumas crianas, j em idade de falar, podem preferir se comunicar por meio de gestos, apontando objetos que ela quer pegar ou fazendo sinais de sim e no com a cabea. Nesse caso, se a deficincia auditiva estiver descartada, a indicao que se estimule a produo oral de criana, no "aceitando" apenas gestos indicativos. Assim os pais, mesmo sabendo o que a criana quer, devem verbalizar a pergunta. Um exemplo, se a criana aponta para um filtro, o pai pergunta: "Voc quer o que? gua?" e valoriza as emisses mesmo que de parte das palavras. Uma dica retirar os objetos e brinquedos do alcance para ela ter que pedir. O gesto indicativo (apontar) uma forma de comunicao bastante primitiva, mas se a criana passa a fazer gestos simblicos, como uma gesticulao que indique estar bebendo gua, j um avano com relao ao simples apontar.

Por mais que seja normal a criana trocar algumas letras durante o processo de aprendizado, importante que os pais no se adaptem ao vocabulrio da criana e a corrijam quando ela se equivocar, mas sempre de forma positiva, oferecendo na fala o modelo adequado. Se ela fala "tadeira", por exemplo, a me pode falar, "voc sentou na cadeira?", "essa cadeira alta/baixa'... E por a vai. Isso melhor do que repetir o padro errado numa critica ou represlia, dizendo coisas como "no uma tadeira!", mesmo porque a criana no tem culpa de falar errado. Ela apenas imatura, foi pouco/mal estimulada ou apresenta alteraes diversas como as j descritas.

Causas comuns de alterao da fala


Alm de deformidades da cavidade oral, os fatores que ocasionam alteraes de fala podem ser tambm hbitos alimentares, hbitos deletrios (suco digital ou de chupeta), respirao oral, falta de estimulao, traumas emocionais, modelos inadequados, deficincia auditiva ou mental, entre outros. Se voc perceber que o seu filho est demorando muito para falar ou possui algum tipo de alterao suspeita da fala, procure um fonoaudilogo.

Fonte: Site Minha Vida

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